Toda vez que você se esquece de estar consciente de si mesmo, você sofre a pressão do determinismo do inconsciente e passa a ser governado por um grupo de programações, condicionamentos que o levam a se repetir em pensamentos, comportamentos e consequentemente em reações emocionais. Em virtude disso, perdemos muito tempo e energia, nos repetindo e reagindo das velhas maneiras.
O segredo está em cada vez mais desligar o “piloto automático”. Sua vida precisa de você lúcido, presente e senhor das suas escolhas. Se você se esquecer de estar consciente em seu momento, você anulará um oceano de possibilidades infinitas que está bem diante da sua percepção e entrará no módulo “sem escolha”. É claro que isso é um estado ilusório.
Mas enquanto não acordar e se dedicar em lembrar de estar consciente, você será governado por essa ilusão. Quanto mais interromper o determinismo inconsciente, mais espaço criativo surgirá em você e mais da sua essência atingirá o seu momento, fecundando transformações, soluções e novos caminhos. Lembre-se de estar consciente a cada momento. Como?
Informe o seu cérebro e acione o córtex sempre lembrando. Por exemplo: se está caminhando, repita para si mesmo: “Estou caminhando”. Reconheça a próxima ação imediata. Isto trará lucidez e você quebrará o ciclo vicioso da reatividade e da repetição. Sem o determinismo inconsciente você está livre para ser espontâneo, criativo e a sua realidade responderá a isso.
PAZ & CONSCIÊNCIA - Por Horácio Frazão