quinta-feira, 31 de março de 2016

FLORESCER


O estado de inconsciência é como as raízes de uma árvore. As raízes da árvore permanecem debaixo do solo, você não as vê. Assim é nosso inconsciente, é subterrâneo. Não o vemos, mas ele afeta tudo: afeta os galhos, as folhas, as flores.
Nossas raízes estão ocultas, mas são muito importantes — são a parte mais importante da árvore. E, se você não compreende suas próprias raízes, não pode realmente experimentar sua existência total.
Os galhos da árvore são como nossa assim chamada consciência: uma camada frágil, muito fina, que pode ser facilmente destruída por um acidente. Um acidente pequeno e ela é destruída. Alguém o insulta e você não é mais consciente; alguém diz algo e você esquece tudo sobre meditação, sobre sua percepção. Você fica louco! E é capaz de fazer qualquer coisa nesse estado de loucura.
Só uma fina camada de consciência circunda nosso inconsciente. É suficiente para nosso trabalho de rotina; ir ao escritório, trabalhar numa máquina de escrever, dirigir um carro, conversar com o marido ou a mulher — os mesmos clichês que você sempre diz. E você os repete sem a menor consciência.
Mas isso é o que pensamos ser a consciência; ela é mais ou menos, é só morna, não é suficiente para um voo até o desconhecido, até o supremo.
É preciso usar esse pequeno fragmento de percepção como uma semente e começar a cultivá-lo, alimentá-lo, ajudá-lo de todas as formas possíveis, cooperar com ele.
Coopere com ele cada vez mais, com esse pequeno fragmento de seu ser que é consciente. E coopere cada vez menos com a parte maior de seu ser que é inconsciente.
Escolha sempre o consciente, evite o inconsciente. Aquilo que o deixa inconsciente é errado, e o que o ajuda a se tornar consciente é certo. Lentamente, lentamente, se você cooperar com o consciente, ele cresce; e, se parar de ajudar o inconsciente, este murcha.
O território do consciente fica cada vez maior, e o inconsciente vai murchando, desaparecendo. Por fim, todo o território inconsciente é tomado pela consciência. Esse é o momento em que você começa a florescer; pela primeira vez sua árvore floresce.
Osho

quarta-feira, 30 de março de 2016

SUPERAR A SI PRÓPRIO




Na inveja, o eu inferior se compara e te bota para baixo. Não acredite nas mentiras contadas pelo ego! Você é um ser único. Aprenda a se alegrar com o sucesso dos outros para atraí-lo para sua vida também. O sucesso financeiro é apenas uma face da moeda. O maior sucesso é vencer a si próprio. Superar crenças limitantes.  Entenda: quando você superar a si próprio primeiro, a sua vida será um sucesso, em todos os níveis.

Reflexões Quânticas para Viver Melhor

terça-feira, 29 de março de 2016

TRANSFORMAÇÃO




Devemos aprender a ter gratidão pelas nossas dores e decepções. Elas são nossos mestres no cotidiano. Aprenda com os grandes líderes da humanidade que foram mestres em transformar as dores em oportunidades. Seja um mestre da transformação! A nossa motivação interior para a mudança é o primeiro passo a ser dado. Depois disso, sair do padrão de resistência e reclamação e entrarmos na vibração da gratidão muda nosso cenário interior e muda o mundo!

Reflexões Quânticas Para Viver Melhor 


segunda-feira, 28 de março de 2016

RELACIONAMENTO




O relacionamento humano pode ser um grande exercício espiritual


Se o passado de uma pessoa fosse o seu passado, se a dor dessa pessoa fosse a sua dor, se o nível de consciência dela fosse o seu, você pensaria e agiria exatamente como ela. Ao compreender isso, fica mais fácil perdoar, desenvolver a compaixão e alcançar a paz. O ego não gosta de ouvir isso, porque sem poder reagir e julgar, ele se enfraquece.

Saber a respeito de alguém ajuda por motivos práticos. Nesse sentido não podemos prescindir de saber a respeito da pessoa com quem nos relacionamos. Mas quando essa é a única característica de uma relação, fica muito limitador e até destrutivo. Os pensamentos e conceitos criam uma barreira artificial, uma separação entre as pessoas. Suas interações não ficam presas ao ser, mas à mente. Sem as barreiras dos conceitos criados pela mente, o amor se torna naturalmente presente em todas as relações humanas. A maioria dos relacionamentos humanos se restringe à troca de palavras – o reino do pensamento. É fundamental trazer um pouco de silêncio e calma, sobretudo aos seus relacionamentos íntimos. Se faltar silêncio e calma, o relacionamento será dominado pela mente e correrá o risco de ser invadido por problemas e conflitos. Se há silêncio e calma, eles se tornam capazes de dominar qualquer coisa.
Ouvir com verdadeira atenção é outra forma de trazer calma ao relacionamento. Quando você realmente ouve o que o outro tem a dizer, a calma surge e se torna parte essencial do relacionamento. Mas ouvir com atenção é uma habilidade rara. Em geral as pessoas concentra a maior parte da sua atenção no que estão pensando. Na melhor das hipóteses ficam avaliando as palavras do outro, ou apenas usam o que o outro diz para falar de suas próprias experiências. Ou então não ouvem nada mesmo, pois estão perdidas em seus próprios pensamentos.
Ouvir com atenção é muito mais do que saber escutar. É estar alerta, abrir um espaço em que as palavras são acolhidas. As palavras se tornam então secundárias, podendo ou não fazer sentido. Bem mais importante do que aquilo que você está ouvindo é o ato de ouvir em si, o espaço de presença consciente que surge à medida que você ouve. Esse espaço é um campo unificador feito de atenção em que você encontra a outra pessoa sem as barreiras separadoras criadas pelos conceitos do pensamento. A outra pessoa deixa de ser “o outro”. Nesse espaço, você e ela se tornam uma só consciência.
                                                               Eckhart Tolle

domingo, 27 de março de 2016

quinta-feira, 24 de março de 2016

AQUIETAR A MENTE



O silêncio é uma forma de bater na porta do salão da verdade. Ele é a base que te prepara para qualquer prática, é o alicerce do edifício da consciência. Tudo que é belo e verdadeiro nasce do silêncio.
Um instante de silencio é suficiente para exorcizar todos os demônios, porque os demônios são os pensamentos. Se existe um pensamento compulsivo constantemente assombrando a sua mente, é porque você deu muita atenção a ele, ou seja, você o alimentou acreditando nele. Mas, ao aquietar a mente, todos os fantasmas desaparecem. Não importa quão antiga seja a escuridão, uma pequena fresta de luz dissipa toda escuridão porque ela é somente a ausência de luz. O silêncio invoca a luz. Quando a mente se acalma, tudo se acalma.
O preço para a realização espiritual é a solidão. Em algum momento você vai ter que encarar a si próprio. Por isso é fundamental aprender a ficar sozinho e em silêncio. Você também pode chamar esta prática de meditação. Mas, eu não quero que você se perca no labirinto das ideias e conceitos, na ginástica do intelecto. Permita-se apenas ficar retirado e em silêncio, observando a grama crescer. Abandone toda a pressa e todo o desejo de chegar a algum lugar.
Feche os olhos e focalize no ponto entre as sobrancelhas. Brinque de cultivar o silêncio.
Sri Prem Baba

terça-feira, 22 de março de 2016

ACORDE AGORA





VENCENDO O DETERMINISMO DO INCONSCIENTE - ACORDE AGORA 
Toda vez que você se esquece de estar consciente de si mesmo, você sofre a pressão do determinismo do inconsciente e passa a ser governado por um grupo de programações, condicionamentos que o levam a se repetir em pensamentos, comportamentos e consequentemente em reações emocionais. Em virtude disso, perdemos muito tempo e energia, nos repetindo e reagindo das velhas maneiras.
O segredo está em cada vez mais desligar o “piloto automático”. Sua vida precisa de você lúcido, presente e senhor das suas escolhas. Se você se esquecer de estar consciente em seu momento, você anulará um oceano de possibilidades infinitas que está bem diante da sua percepção e entrará no módulo “sem escolha”. É claro que isso é um estado ilusório.
Mas enquanto não acordar e se dedicar em lembrar de estar consciente, você será governado por essa ilusão. Quanto mais interromper o determinismo inconsciente, mais espaço criativo surgirá em você e mais da sua essência atingirá o seu momento, fecundando transformações, soluções e novos caminhos. Lembre-se  de estar consciente a cada momento. Como?
Informe o seu cérebro e acione o córtex sempre lembrando. Por exemplo: se está caminhando, repita para si mesmo: “Estou caminhando”. Reconheça a próxima ação imediata. Isto trará lucidez e você quebrará o ciclo vicioso da reatividade e da repetição. Sem o determinismo inconsciente você está livre para ser espontâneo, criativo e a sua realidade responderá a isso. 

                                                PAZ & CONSCIÊNCIA  - Por Horácio Frazão

segunda-feira, 21 de março de 2016

PURIFICAÇÃO




A purificação de nossa casa

O mundo físico é feito de tal modo que não existe nada que, com o tempo, não acabe acumulando um pouco de poeira ou de sujeira.
Uma casa, por mais bela que seja, é invadida aos poucos pelo pó e pelas teias de aranha se não for limpa regularmente. A mesma coisa vale para a ‘casa’ que nós somos, ou seja, começando com o nosso corpo físico que precisa ser limpo e lavado para que poeira e teias de aranha de todo tipo não se oponham ao trabalho das entidades superiores que vêm nos trazer a vida do mundo divino.
Mas preocupar-se com a manutenção do corpo físico não basta. Todos os dias devemos nos preocupar também com as nossas outras moradias que são o corpo astral e o corpo mental. E ocupar-se com elas significa purificar os nossos pensamentos e os nossos sentimentos, limpá-los de todos os elementos de egoísmo, agressividade etc., contidos neles para que possamos vibrar em harmonia com as regiões celestes.
                                                                            Omraam Mikhaël Aïvanhov

domingo, 20 de março de 2016

ALIMENTE SENTIMENTOS BONS







"Seleciono os pensamentos que habitam a minha mente, eles definem a visão que tenho da vida. Alimento sentimentos bons, são os únicos que quero ver florescer. Me dedico ao que é essencial. Fujo de tudo que faz azedar, rejeito receitas de maldade e vingança. Mágoa, aqui não faz ninho! Não reduzo o mundo à minha percepção, abraço o infinito. Não tenho vocação para vítima, levanto e sigo. Não quero muitos amigos, só os poucos e íntimos. Respeito o tempo que ainda tenho, é o que possuo de mais precioso..."
                                                                                                                   Andrade de Moraes

sexta-feira, 18 de março de 2016

A LEI DO PODER



A LEI DO PODER - TOME A POSSE DE SI 

Aplique a lei do poder para estar na posse do seu poder. Quanto mais exercitar o seu poder, mais livre você se sentirá e será capaz de influenciar sua realidade e criar a vida que você quiser com o mínimo de esforço. Para tal, siga esses pontos:
1- Imunize-se contra as críticas e elogios. Você realmente não precisa deles. Se um elogio fizer diferença a crítica também o fará.
2- Aprove-se por inteiro para não depender da aprovação do outro. A opinião do outro sobre você não deve ser importante. O que importa é como você se sente.
3- Você não está aqui para ser o que o outro espera. Você está aqui para ser o que pode ser.
4 - Diga não sempre que sentir vontade de fazê-lo.
5 - Carência não é a necessidade de receber e, sim, de se dar. Portanto, se dê emocionalmente tudo aquilo que você acha que o outro deveria lhe dar.
6 - Sua vida é sua, tome posse e viva do jeito que fizer mais sentido para você.
7- Reconheça e aceite que você é a pessoa mais importante da sua vida e merece toda sua atenção e apoio. Assim, será um ser que vive na posse de si mesmo e nada terá poder sobre você, pois você é o único e verdadeiro poder em sua vida. 

                                                                             Por Horácio Frazão.

quinta-feira, 17 de março de 2016

LIBERDADE




As suas inspirações passageiras, ou ideias brilhantes, não controlam tanto a sua vida como o fazem seus hábitos mentais diários.
Bons hábitos são seus melhores amigos, preserve a força deles com estímulos de boas ações. Maus hábitos são seus piores inimigos, contra sua vontade eles lhe obrigam a fazer coisas que lhe machucam mais e mais. Eles são prejudiciais a sua felicidade física, social, mental, moral e espiritual. Deixe de nutrir os maus hábitos recusando-se a dar a eles qualquer tipo de alimento adicional de más ações.
Bons ou maus hábitos precisam de tempo para adquirirem força. Maus hábitos poderosos poderão ser destronados pelos bons hábitos opostos se estes forem cultivados com paciência.
Um mau hábito pode ser rapidamente modificado. Um hábito é o resultado da concentração da mente. Você tem pensado de uma certa forma. Para formar um novo e bom hábito basta concentrar-se na direção oposta.
Através das dificuldades das lições do dia-a-dia, você verá claramente que os maus hábitos nutrem a árvore dos infindáveis desejos materiais, enquanto os bons hábitos nutrem a árvore das aspirações espirituais. Você deve concentrar os seus esforços, cada vez mais, no desenvolvimento saudável da árvore espiritual, para que um dia você possa colher os frutos maduros da realização do seu Eu divino.
Seja cuidadoso com o que você decidir fazer conscientemente, pois, a não ser que sua força de vontade seja muito forte, será isto que você terá de fazer repetida e compulsivamente através da força influenciadora dos hábitos da mente subconsciente.
Hábitos de pensamentos são magnetos mentais que atraem para você certas coisas, pessoas e condições. Enfraqueça um mau hábito, evitando tudo aquilo que o ocasionou ou que o estimulou, porém, sem se concentrar nele. Dirija então sua mente para bons hábitos e, firmemente, cultive-os até que passem a fazer parte de você.
A verdadeira liberdade consiste no desempenho de todas as ações, na alimentação, leitura, trabalho e assim por diante, de acordo com o julgamento correto e escolha da vontade, e não compelido pelos hábitos. Coma o que deve comer e não necessariamente o que está habituado a comer. Faça o que deve fazer e não o que seus maus hábitos ditarem.
Você só será uma pessoa realmente livre quando conseguir descartar-se dos maus hábitos. Você só será uma alma livre quando for um verdadeiro mestre capaz de comandar a si mesmo a fazer as coisas que devem ser feitas, mesmo sem querer fazer. Nessa força de autocontrole está a semente da liberdade eterna.
Não continue a viver sempre do mesmo jeito antigo. Trabalhe a sua mente para que alguma coisa seja feita para melhorar sua vida, e então faça. Mudar sua consciência, é tudo o que é necessário fazer.
Se você for capaz de se libertar de todos os tipos de maus hábitos e de fazer o bem porque quer fazer o bem e não meramente porque o mal traz tristeza, então você está verdadeiramente progredindo espiritualmente.
                                                                                               Yogananda

quarta-feira, 16 de março de 2016

VALORIZAÇÃO


     Se você não se valoriza, por que alguém irá fazê-lo?




Muita gente associa o estresse ao cansaço quando, no fundo, toda tensão física é resultado de repressões psicológicas. Pois é… São nossos pensamentos que tumultuam nosso fluxo de energia.
Vamos mudá-los? Comecemos pelo apego. Como a gente se apega às pessoas! No fundo, nos apegamos a algo que vemos nelas: segurança, apoio, amor. O apego existe porque você espera que os outros lhe deem o que você não consegue obter dentro de si mesma. Mas há um meio de encontrarmos o que precisamos dentro de nós!
Imagine-se tirando do seu corpo todas as pessoas que conhece: familiares, colegas de trabalho, amigas, vizinhas. Agora, imagine que está dentro de um estádio, bem no meio do campo, e todas essas pessoas estão quietas, nas arquibancadas. Diga a elas: “Estou me dando o direito de não esperar nada de vocês. Deixo de lado qualquer expectativa e, o que vier, é lucro”. Escutando você, elas começam a abandonar o estádio. E ele fica vazio. Pela primeira vez, dentro de você não tem ninguém. Você está só, olha para o chão e vê um buraco. Agora pule e sinta apenas a sensação de cair.
De repente, o fundo começa a aparecer. Seja o que for: pedra, água, luz, não importa, fixe seu olhar nesse fundo. Se o que você viu foi uma pedra, imagine-se derretendo e virando uma pedra. Diga: “eu sou as sensações que tenho agora. Na realidade, caí dentro de mim, da minha essência”. Então o buraco some e só ficam as sensações. Tudo o que você queria está simplesmente em você!
Está se sentindo mais segura e livre? Agora vamos sentir que podemos nos tornar ainda mais leves. Lembre-se de soltar todos os ressentimentos que ficaram presos em você todos esses anos quando as pessoas não lhe deram o que queria.
Reflita: se você não se valorizou, por que alguém iria fazê-lo? Você é a responsável por tudo aquilo que se passa na sua vida! Então, limpe-se por dentro e perdoe compreendendo que cada um deu aquilo que podia ter dado. Mergulhe na consciência da sua própria liberdade: “Meu corpo está limpo. Meus sentimentos estão renovados. Desfruto de paz. Não há obstáculos na minha vida. Todos os recursos estão em mim. Eu me sinto superior ao que eu era. Eu me sinto melhor e efetivamente bem”.
                                                                                                              Luiz Gasparetto.

terça-feira, 15 de março de 2016

VOCÊ É MAIS FORTE DO QUE IMAGINA



E se você não acredita, comece saindo do negativo e repetindo o positivo: “Eu consigo sim. Um dia de cada vez, um passo de cada vez, e chegarei lá. Hoje será um ótimo dia, farei coisas para me distrair, e me tornarei cada vez mais forte. Eu consigo superar isso. Eu consigo superar qualquer coisa...”.

Ciência explica porque reclamar altera negativamente o cérebro
Ouvir alguém reclamar, mesmo que seja você mesmo, nunca fez bem. Algumas pessoas dizem que reclamar pode agir como uma catarse, uma maneira de descarregar emoções e experiências negativas. Mas olhar com mais atenção ao que o ato de reclamar realmente faz para o cérebro nos dá motivos  reais para lutar por um estado de espírito mais positivo e eliminar o mimimi de nossas vidas.

“Sinapses que disparam juntas,  se mantém juntas”

O cérebro é um órgão complexo que de alguma forma funciona em conjunto com a consciência para criar a personalidade de um ser humano, sempre aprendendo, sempre recriando e se regenerando. É ao mesmo tempo o produto da realidade e o criador da realidade, e a ciência está finalmente começando a entender como o cérebro cria realidade.
Autor, cientista da computação e filósofo, Steven Parton, examinou como as emoções negativas na forma de reclamações, tanto expressas por você mesmo ou vindas de outros, afetam o cérebro e o corpo, nos ajudando a entender por que algumas pessoas parecem não conseguir sair de um estado negativo.
Sua teoria sugere que a negatividade e a reclamação realmente alteram fisicamente a estrutura e função da mente e do corpo.
“Sinapses que disparam juntas, se mantém juntas”, diz Parton, que é uma maneira concisa de compreender a essência da neuroplasticidade, a ciência de como o cérebro constrói suas conexões com base em tudo a que é repetidamente exposto. Negatividade e reclamações irão reproduzir mais do mesmo.

A  compreensão deste processo inclui a ideia de que as ligações elétricas mais utilizadas pelo cérebro se tornarão mais curtas, portanto, escolhidas mais frequentemente pelo cérebro. Isto explica como a personalidade é alterada.
No entanto, como seres conscientes,  temos o poder de modificar este processo, simplesmente ao nos tornarmos conscientes de como o jogo universal da dualidade atua no momento em que surgem os pensamentos. Nós temos o poder de escolher criar pensamentos conscientes de amor e harmonia, garantindo assim que o cérebro e a personalidade sejam positivamente alterados.
Vamos além do efeito que a reclamação tem sobre o próprio indivíduo. Esta linha de raciocínio científico se estende até a dinâmica entre duas pessoas, explicando cientificamente como a reclamação joga outras pessoas para baixo.
Os “neurônios-espelho” garantem que aprendamos com o meio ambiente, e são também os elementos bioquímicos essenciais da empatia. O cérebro relaciona-se com o que outra pessoa está expressando, e a nossa porção empática responde “experienciando” essa emoção como uma tentativa de se relacionar e compreender o drama externamente.
Assim, quando alguém derrama um caminhão de fofocas, de negatividade e drama em cima de você, você pode ter certeza que está sendo afetado bioquimicamente, diminuindo as suas chances ser feliz.

 Fonte: www.terapeutasquanticos.com

segunda-feira, 14 de março de 2016

SUPERE-SE



Saia da passividade! Você não pode passar a vida respondendo aos estímulos do mundo. Você está aqui para, conscientemente, fazer o mundo responder a quem você é. Mude a sua vibração e cause um efeito na realidade.Quando você tiver a coragem de sair da zona de conforto irá conhecer de perto os seus inimigos internos. Exercite sonhar grande. Acesse o seu eu superior e liberte-se das mentiras que aprendeu a contar para você mesmo no passado. Supere-se!

Reflexões Quânticas para viver melhor

domingo, 13 de março de 2016

DORES DA ALMA



As pessoas resistem em mudar o hábito de ser o que são. Acabam adoecendo e buscam o médico para remediar a dor de um sintoma. Ficam quimicamente contaminadas, continuam com os mesmos hábitos e ainda esperam se curar. Isso é loucura! Nenhum medicamento químico pode curar as dores da alma. Invista seu tempo em acessar a sua farmácia interior e a grande farmácia que a natureza disponibiliza todos os dias para você. Só o seu médico interior  pode te curar.  


Reflexões quânticas  para viver melhor - WL

quinta-feira, 10 de março de 2016

PENSAMENTO





Quanto mais harmônica é a nossa vida, a saúde e a nossa relação com o externo se torna melhor, o inverso também é valido. Portanto o estudo dessa equação em nossas vidas é de suma importância para que analisemos com cuidado o que temos pela frente e como estamos levando a nossa vida e as nossas responsabilidades para com o nosso corpo, dentro do contexto social e pessoal.

AFIRMAÇÃO DE ARISTÓTELES:

 
Pensamento vira palavra.
                                       Que vira ação
                                                            Que vira hábito
                                                                                    Que vira caráter
                                                                                                             Que vira destino.

quarta-feira, 9 de março de 2016

TORNE-SE UMA PESSOA MELHOR


Nós aprendemos e evoluímos pelo exemplo dos que nos rodeiam. O meio em que vivemos molda o nosso ser. Torne-se uma pessoa melhor a cada dia, qualifique a sua vibração e contribua para mudar o mundo em torno de você.
Ao acordar decrete para você mesmo: "EU DECRETO QUE SOU LIVRE PARA SER HOJE MELHOR DO QUE FUI ONTEM!"




terça-feira, 8 de março de 2016

ALMA DE MULHER


Nada mais contraditório do que "ser mulher"...

Mulher que pensa com o coração, age pela emoção e vence pelo amor.

Que vive milhões de emoções num só dia e transmite cada uma delas, num único olhar.

Que cobra de si a perfeição e vive arrumando desculpas para os erros, daqueles a quem ama.

Que hospeda no ventre outras almas, dá a luz e depois fica cega, diante da beleza dos filhos que gerou.

Que dá as asas, ensina a voar mas não quer ver partir os pássaros, mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.

Que se enfeita toda e perfuma o leito, ainda que seu amor nem perceba mais tais detalhes

Que como uma feiticeira transforma em luz e sorriso as dores que sente na alma, só pra ninguém notar.

E ainda tem que ser forte, para dar os ombros para quem neles precise chorar.

Feliz do homem que por um dia souber, entender a alma da mulher!








segunda-feira, 7 de março de 2016

APENAS DECIDA SER FELIZ

Entenda: você é 100% responsável pela sua felicidade. Só que não é possível ser feliz vivendo no passado... Nem no futuro. A hora é essa! Reinvente-se! Jamais condicione a sua felicidade a nada, nem a ninguém. Você é um artesão da sua felicidade. Apenas decida ser feliz. Mude seu estado vibracional e sinta o mundo sorrir para você!

Fonte: Reflexões Quânticas para viver melhor

quinta-feira, 3 de março de 2016

CRISE É A MELHOR ÉPOCA PARA CRESCER



Muitas as pessoas falam a mesma coisa sobre uma época de crise: “Crise é a melhor época de crescer”.

Quando tudo está bem na vida de uma pessoa, não há necessidade de fazer mudanças. Ou se fizer, são pequenos movimentos bem confortáveis. A pessoa fica numa zona de conforto que e até normal. Ela faz uma pergunta bem simples sobre sua vida atual: “se está tudo bem na minha vida, por que vou mudar?”. Porque ficar na acomodado é um perigo. Porque se a crise chegar você não vai estar preparado para superá-la logo.E crise é crise. Ela não é meiga, nem gentil e vem para trazer paz. Pelo contrário. Ela vem batendo. Pode bater leve ou pode bater pesado.Quem está em crise vê tudo embaralhado ou sem sentido. A vida fica de cabeça para baixo. E como saber se estou em crise ou se a minha vida está em crise? Simples; faça as seguintes perguntas: está tudo ruim na minha vida? A vida não está em crise? Não está tudo ‘cinza’ diante de nossos olhos? O horizonte não está meio nebuloso? Tudo desabou? Se você respondeu ‘sim’ à maioria das perguntas, você e sua vida estão em crise.Logo, se está tudo em crise só há duas coisas a fazer: ou você sente e chora e fica paralisado; ou você aproveita a crise para mudar tudo, para crescer, viver e vencer. Então vamos por as mãos na massa e transformar nossas vidas.  
E o que fazer? Alguns passos que sempre recomendo: Aceite que a crise chegou. Será mais fácil vencê-la. Tire o traseiro do sofá. Diga adeus a zona de conforto. Está na hora de mexer-se. Faça uma lista de tudo o que faz de melhor. Capriche. Jogue fora esta lista. Está na hora de começar a desenvolver novas ferramentas e capacidades (a lista antiga vai servir para modelar os novos atributos). Faça uma lista do que deseja fazer na vida pessoal e/ou profissional. Tem que ter objetivos e metas novas. Se ainda não sabe, faça mesmo assim. Com a lista pronta, use o bom senso e escolha o que realmente quer e seja palpável fazer ou alcançar. Com a lista definitiva, defina como fazer. Sugiro um ‘plano de voo’. As etapas, as ferramentas que vai usar, cursos, leituras e o mais importante, em quanto tempo ira executar. E a pergunta mais importante agora: “qual é seu comprometimento em realizar as mudanças e vencer a crise?”. O comprometimento é dado em porcentual. E já aviso, se não for no mínimo 98%, não comece. Comprometimento é 100% em qualquer coisa na vida. Para sair da crise é necessário ter 200% de comprometimento. Pense nisto. Sucesso.
Para saber mais acesse: http://vidaeestilo.terra.com.br/aprenda-a-crescer-em-momentos-de-crise

quarta-feira, 2 de março de 2016

TOLERÂNCIA ATIVA




Compilação de um trecho da palestra: Tolerância ativa – de Leandro Karnal
“Existe uma proposta de um professor chamado Francis Wolff, num livro chamado Civilização e Barbárie, em que ele faz a seguinte pergunta: “Quem é o bárbaro atual?”. O livro organizado pelo professor Adauto Novaes, chama-seCivilização e Barbárie, e um dos primeiro artigos pergunta “Quem é o bárbaro?”. A tendência grega tradicional era dizer “Quem é bárbaro é quem não fala grego, quem está fora da minha cultura. O latino: É bárbaro quem está fora da cultura romana”.  Pro chinês é bárbaro todo mundo que não seja chinês. Bem, o bárbaro era visto como não civilizado. A proposta deste texto é pensar que a barbárie floresceu, por exemplo, no exemplo citado do nazismo, no país mais culto da Europa que era a Alemanha. No país que lia Kant em alemão. Tenta imaginar o que é isso: Ler Kant em alemão (risos na plateia). O país que lia Kant em alemão, produzido Bach e Beethoven. Bom, o país que produziu tanta cultura formal incendiou uma das crenças mais bárbaras do século 20 e um modelo de barbárie. O que proponho de novo neste texto?
É bárbaro todo aquele que propõe, na sua teoria, a exclusão do outro.  É civilizado, seja um índio ianomâmi, ou um alemão, todo aquele que propõe a aceitação da existência do outro. Então ele foge ao termo Civilização e Barbárie tradicional, oferece uma saída para esse caminho e vai nos dizer exatamente isso. Acho que o fundamentalista que prega a eliminação do outro deve ser tratado como racista, ou seja, como uma patologia ‘educar’ e, segundo caso: não sendo possível a educação, deve ser encarcerado. Por quê? Porque não é possível conviver com pessoas que quer lhe excluir da humanidade. Não é possível.
O racismo é problema tanto patológico como baixa inteligência e falta de caráter. Ou uma combinação das três coisas. O fundamentalismo não precisa ser ‘falta de caráter’. Eu ainda acho que se pode educar para a Tolerância Ativa, princípio que eu defendi quando elaborei os cinco volumes para o ensino religioso em São Paulo, que é o ensino leigo, não baseado em religião. Nós propusemos nesses volumes o chamado ‘tolerância ativa’. O que é tolerância ativa? Não é que eu tolero que você seja presbiteriano eu, católico? Não é que eu tolero. Eu acho fundamental que exista essa diversidade. E não existiria mundo e o mundo seria um lugar terrível se você não fosse presbiteriano e eu católico. Isso é tolerância ativa. Não é que eu diga assim: “Até que eu tolero um gay, desde que não chegue perto”. É fundamental que existam gays. É fundamental pessoas de diversas etnias, é fundamental que existam diversas opiniões, inclusive contrárias à minha.
Só os violentos. Porque se não for a violência, se apenas disser: na minha concepção você vai para o inferno, isso não me afeta. Isso não me afeta… isso é apenas um problema de debate. Na verdade, o limite da liberdade é o limite de eu poder me expressar e a questão da dignidade do corpo, em particular. Agora, se alguém acha que eu vou pro inferno por algum motivo, eu também reconheço o direto dessa pessoa também me mandar pro inferno. Como se atribui a Voltaire, mas também não é dele, curiosamente, “Eu não concordo com uma palavra do que me dizes, mas defenderei à morte o direito de dizeres”. Não é dele, mas é uma frase que ilustra bem o pensamento de Voltaire: tolerância. É fácil ser tolerante com a ideia parecida com a minha. O difícil é ser tolerante com a ideia oposta à minha. É o choque entre pólos que não conseguem entender que o outro possa estar correto. E aí as próprias religiões dão a solução: o primeiro princípio é uma regra áurea, comum a quase todas as religiões, não fazer ao outro o que não quer que seja feito a si. Essa regra áurea que Norman Rockwell, que fez um pôster que está na ONU, é a norma básica: colocar-se no lugar do outro e, segundo os budistas e cristãos, é compaixão. O que significa isso? Compassione em latim: eu sinto junto. E sentindo junto eu penso o que perturba o outro. Esse é um exercício fascinante. A compaixão a todo o momento.Essas divergências tornam o mundo local horrível. Quem aceita isso é civilizado. Quem não aceita isso é bárbaro. Pode falar dez línguas, continuará sendo um bárbaro. Ou seja, eu compartilho dessa ideia de que o fundamentalista é violento, tal como o racista, tal como o pedófilo. Tenho que ser reeducado, talvez com uma educação formal, eletrochoque, prisão, alguma coisa que funcione e, não funcionando, ele ter de ser isolado da sociedade. Ou talvez se pudesse escolher uma ilha para onde mandassem todos esses tipos de pessoas que querem excluir os outros.
Porque como lembrou Sartre, e de alguma o Papa Paulo XVI, que era uma pessoa hamletiana, melancólica, né?  Como lembrou Sartre: “o inferno são os outros” e, nós somos o inferno dos outros. Só quem vive feliz é Robinson Crusoé até que Sexta Feira chegue à sua ilha. Viver em sociedade é uma negociação permanente e essa negociação é dura. É árdua em vários sentidos”. 
                                                                               Leandro Karnal

Para saber mais acesse o link:

http://www.portalraizes.com/leandro-karnal-a-nao-aceitacao-das-diferencas-faz-do-mundo-um-lugar-horrivel/