Amigos e alunos,
Este texto é uma tradução adaptada da matéria publicada recentemente no site Collective Evolution. Temos alertado em palestras e em cursos sobre a importância de mantermos os nossos corpos saudáveis para que tenhamos melhores resultados no trabalho interno de harmonização pessoal e conexão com os níveis mais sutis de Consciência. Essa notícia é relativamente nova, somando-se aos malefícios causados pelos celulares e outros aparelhos eletrônicos com os quais temos contato diariamente. Portanto, fiquem atentos. Nesta matéria o autor apresenta algumas dicas úteis e simples para diminuir a radiação emitida pelos aparelhos wireless.
POR QUE NÃO PODEMOS ASSUMIR QUE A TECNOLOGIA WIRELESS É SEGURA?
A tecnologia sem fio tornou-se parte integrante da nossa cultura. Ela tem nos ligado a pessoas e informações e também nos trouxe uma comodidade incrível e benefícios econômicos.
Basta pensar como esta tecnologia se expandiu em apenas oito anos desde que o iPhone foi lançado. Vimos WiFi onipresente, computadores, tablets, medidores inteligentes sem fio, a casa inteligente, tecnologia wearable (em vestimentas), e agora a Internet das coisas. Este último desenvolvimento vai ligar tudo que possuímos à Internet através de radiação de microondas pulsada.
Isto pode soar como um futuro tecnológico surpreendente que só irá nos fornecer benefícios. No entanto, e se houver um inconveniente que só agora está se tornando evidente? Em resumo, é este aumento exponencial da radiação de microondas que afetam a nossa saúde. E, mais importante, isto está afetando as crianças que estarão expostas a níveis sem precedentes de radiação eletromagnética artificial por toda a vida!.
Este é o questionamento apresentado nesta palestra do TEDx. Devemos explorar o problema e aprofundar os estudos sobre as consequências para a saúde a longo prazo. Existe um número crescente de pessoas em todo o mundo que estão começando a sentir no físico as consequências da tecnologia sem fio. Há sintomas comuns que muitas pessoas já experimentam quando estão perto de um roteador Wi-Fi, medidor inteligente sem fios, ou torre de telefonia celular. Eles incluem:
- Insônia
- Dores de cabeça
- Zumbido / pressão nos ouvidos
- Fadiga
- Perturbação cognitiva
- Irritabilidade / Estresse
Essa palestra do TEDx com Jeromy Johnson, engenheiro especialista em exposição a campos eletromagnéticos, não é apenas sobre os efeitos na saúde e na ciência por trás deste problema crescente. Ele também fornece soluções – ações simples que você pode tomar agora para reduzir a sua exposição. Algumas soluções não custam quase nada, mas irão fornecer enormes benefícios:
- Sempre utilize fones de ouvido ao falar ao celular e mantenha o aparelho longe do seu corpo o tempo todo. Evite ao máximo carregá-lo junto ao corpo. E sempre que possível o coloque no “modo avião” e desligue a conexão de dados, para que seu aparelho não fique emitindo pulsos a cada 5 segundos.
- Roteadores wifi – desligue durante a noite.
- Crianças nunca deveriam ter acesso a aparelhos celulares e não deveriam ficar próximas de babás eletrônicas (DECT) wireless.
- Utilize cabos ethernet. Substitua a tecnologia wireless por fios.
- Use óculos de proteção contra as luzes das telas de computadores e tablets. Eles irão auxiliar na produção de melatonina, que é prejudicada pelas luzes de led.
- Aprenda a desligar a energia elétrica da casa antes de dormir, o que diminui bastante as emissões de campos eletromagnéticos.
- Fique atento ao local onde você mora, se existem torres de celulares próximas. Se não houver alternativa, mude-se.
- Informações detalhadas aqui (em inglês).
Neste vídeo Jeromy discute caminhos para criar tecnologias mais seguras. Não se trata de andar para trás. Podemos avançar em direção a um futuro com tecnologia segura e se todos exigirem, a indústria terá que implementar tecnologias seguras para todos. Quando isso acontecer, toda a nossa sociedade vai se mudar para um futuro mais saudável.
A intenção deste artigo é que essa conversa ajude a criar um relacionamento mais saudável com a tecnologia e que seja divulgado para o maior número de pessoas, para que juntos iniciemos um movimento mais consciente.
http://rodrigoromo.com.br/2016/02/28/alerta-a-tecnologia-wireless-nao-e-segura-para-a-saude/